5 indicadores fundamentalistas mais importantes
A gente sabe que não existe uma fórmula, mas escolhemos os que costumam ser os indicadores fundamentalistas mais importantes. É fundamental que você fique atento às notícias do mercado e em fatos relevantes das empresas. No final, a melhor escolha é sempre a sua.
Agora, confira 5 indicadores fundamentalistas muito utilizados e que trazem informações muito importantes para o investidor.
1. P/L:
.Este indicador mostra o preço de mercado da ação dividido pelo seu lucro.
De modo genérico, ele indica quantos anos demoraria para o investidor reaver o capital aplicado na empresa caso os lucros dela permaneçam constantes. Ou seja, indica quanto o investidor está disposto a pagar pelos lucros da empresa. Teoricamente, quanto mais alto, mais cara está a empresa. Porém, é necessário ter em mente que o indicador não deve ser usado de maneira isolada.
Empresas novas em fase de crescimento, por exemplo, costumam ter P/L elevado, o que não significa que elas estejam caras. E muitas vezes o P/L baixo acaba atraindo muitos investidores sem que eles saibam o real motivo pelo qual a empresa está “barata”.
2. ROE:
Esta sigla representa o Retorno sobre o Patrimônio Líquido. Esta fórmula se obtém dividindo o lucro líquido da empresa pelo seu patrimônio líquido. A grande utilidade deste indicador é que ele nos mostra o quão eficiente é a gestão da companhia, pois aponta o quanto ela gera de lucro em relação ao seu patrimônio. Importante também ressaltar que ao se analisar o ROE, o interessante é que se compare com outras empresas do mesmo setor.
3. P/VPA:
Este indicador representa o preço de mercado da ação dividido pelo valor patrimonial por ação.
O VPA se consegue dividindo o valor do patrimônio líquido pelo número total de ações da empresa.
O resumo de toda esta conta: o indicador mostra quanto os investidores estão dispostos a pagar pelo patrimônio líquido da empresa. Valores acima de 1 indicam que a empresa está sendo negociada na bolsa com ágio em relação ao seu patrimônio líquido. Para valores abaixo de 1, significa que as ações estão com deságio em relação ao patrimônio. É um indicador importante e bastante utilizado por investidores para avaliar Fundos Imobiliários.
4. DB/PL:
Este indicador representa a dívida bruta da empresa dividida pelo seu patrimônio líquido. Ou seja, representa a relação entre todas as dívidas de curto e longo prazo da empresa e seu patrimônio. É um indicador que mede o grau de alavancagem da empresa.
De maneira geral, o mercado tende a não gostar de companhias com este índice acima de 0,5. Porém sabemos que cada caso deve ser analisado dentro do contexto em que a empresa se encontra.
5. Div. Yield:
Um dos indicadores preferidos dos investidores. Ele mostra o dividendo pago por ação dividido pelo preço de mercado da ação.
Desta forma, ele revela o rendimento das ações pelo pagamento de todos os seus tipos de dividendos. Deve-se ficar atento a números muito altos deste indicador, pois resultados não recorrentes podem gerar a falsa sensação de que a empresa sempre paga altos dividendos.
Portanto, este indicador deve ser analisado junto com a procedência dos resultados.
Além de avaliar e acompanhar indicadores, a gestão e controle de sua carteira de é determinante para seu sucesso como investidor. O Kinvo te ajuda nisso. Conheça o aplicativo e dê um passo à frente nos seus investimentos.