Kinvo Artigos

Investimentos alternativos: o que são e quais as vantagens?

Investimentos alternativos: o que são e quais as vantagens?

Compartilhe essa publicação

O mercado financeiro oferece diversas opções para investir. Entre as alternativas tradicionais, estão os títulos de renda fixa e os ativos de renda variável. Contudo, além dessas opções, existem os investimentos alternativos.

Embora nem todos estejam familiarizados com essas oportunidades, elas podem ser uma forma de diversificar a sua carteira. Porém, é preciso entender como esses investimentos funcionam para tomar decisões mais acertadas.

Interessado em saber mais sobre os investimentos alternativos e quais as suas principais vantagens e características? Então acompanhe a leitura a seguir!

O que são investimentos alternativos?

Investimentos alternativos são ativos que não se encaixam nos padrões do mercado tradicional. Na prática, são opções que ainda não estão tão consolidadas no mercado ou que muitos investidores não conhecem profundamente.

Além disso, trata-se de uma categoria de investimentos que normalmente:

  • pode oferecer um potencial de retorno atrativo;
  • não é negociada diretamente na bolsa de valores;
  • pode ser negociada tanto em ambientes públicos quanto privados;
  • possui riscos mais elevados;
  • pode ter uma baixa liquidez em comparação com o mercado tradicional;
  • tende a apresentar uma descorrelação com o mercado tradicional.

Quais são os principais tipos de investimentos alternativos do mercado?

Agora que você já sabe o que são investimentos alternativos e quais são as suas principais características, veja a seguir as principais opções para investir nessa classe de ativos!

Cannabis

Apesar de algumas controvérsias e polêmicas, o setor de cannabis tem crescido e se desenvolvido no mundo todo, sendo alvo de diversas pesquisas. Isso porque a cannabis pode ser utilizada em inúmeras áreas, como medicinal, industrial, veterinária e científica.

Com o crescimento do interesse pelo setor, já é possível fazer investimentos nesse mercado e de forma regulamentada.

Criptomoedas

As criptomoedas são moedas digitais que podem ser usadas para realizar transações financeiras. No entanto, elas não existem de forma física, apenas de maneira virtual. Além disso, os criptoativos se destacam por funcionarem de maneira descentralizada.

Na prática, o investimento em criptomoedas pode ser feito de maneira direta, comprando ativos digitais. Porém, também é possível se expor a elas de maneira indireta, como por meio de fundos de investimento.

Florestas

Outra opção de investimento alternativo são os ativos florestais. O intuito é investir no plantio de florestas por meio da compra de títulos específicos. Quando as árvores crescerem e estiverem prontas para serem cortadas, a madeira é vendida e o investidor recebe uma participação nos lucros.

Vinho

Muitas pessoas gostam de beber vinho, mas você já pensou em investir nesse mercado? Essa também é uma oportunidade alternativa de investimento. Há diversos fundos, especialmente no exterior, que focam na negociação dessa bebida. 

Outras opções de investimentos alternativos

Até aqui, você conferiu os principais tipos de investimentos alternativos do mercado. Porém, eles não são os únicos. Se você tem interesse em investir nesse segmento e quer conhecer mais opções, vale a pena analisar outras possibilidades, como:

  • ativos de energia;
  • colecionáveis, como obras de arte;
  • crowdfunding;
  • peer to peer;
  • royalties;
  • precatórios.

Quais são as vantagens de ter investimentos alternativos na carteira?

Após conhecer os principais tipos de investimentos alternativos disponíveis no mercado, é hora de saber as vantagens que eles podem oferecer para a sua carteira. Entre os principais benefícios, está a possibilidade de obter rendimentos mais altos do que os investimentos do mercado tradicional.

Além disso, trata-se de uma forma de diversificar a sua carteira de investimentos. Também há uma baixa relação com o mercado tradicional, o que permite proteger seu portfólio dos impactos causados por momentos de crise, por exemplo.

Porém, para aproveitar esses e outros benefícios, você precisa entender mais sobre as oportunidades. Afinal, elas também envolvem riscos mais elevados, então eles devem ser considerados na hora de tomar uma decisão. 

Como ter investimentos alternativos no portfólio?

Para aproveitar as vantagens que os investimentos alternativos podem trazer para o seu portfólio, é preciso saber como escolher as opções mais adequadas. Confira o que observar para guiar as suas decisões:

Considere seu perfil de investidor 

O ponto de partida para ter investimentos alternativos na sua carteira é considerar o seu perfil de investidor. Isso porque, como você viu, esses são ativos mais arriscados e voláteis. Logo, a escolha pode não fazer sentido para todos os investidores.

Um investidor conservador, por exemplo, busca mais segurança e é menos tolerante a riscos. Então esse tipo de ativo pode não corresponder às características dele. Contudo, os investimentos alternativos costumam se adequar aos investidores moderados e arrojados.

Pense nos seus objetivos

Ao investir o seu dinheiro, é de suma importância pensar na finalidade do investimento — e no tempo de alocação. Isso ajuda a escolher uma opção mais alinhada com as suas necessidades.

Em geral, investimentos mais arriscados precisam de um tempo de maturação maior. Isso ajuda a minimizar os riscos e aumentar o potencial de retorno. Então se você pretende investir para realizar um plano de curto prazo, pode ser mais interessante buscar outras possibilidades.

Estude as possibilidades disponíveis no mercado

Como você aprendeu, há diversas opções alternativas para investir. Por esse motivo, se você pretende alocar os seus recursos nesses ativos, estude as possibilidades disponíveis no mercado, analisando suas características e riscos.

Esse conhecimento, alinhado às suas preferências, permite tomar decisões mais embasadas e a compor uma carteira sólida e equilibrada. 

Invista a partir de investimentos tradicionais

Apesar de não serem negociados diretamente na bolsa de valores, é possível investir em investimentos alternativos por meio de ativos tradicionais.

Isso porque setores alternativos podem ser acessados, por exemplo, por meio de fundos de investimentos e fundos de índice (ETFs). Um exemplo é o HASH11, um ETF presente da bolsa de valores brasileira (B3) cujo objetivo é replicar o desempenho do Nasdaq Crypto Index (NCI).

O NCI é um índice que reflete o movimento do mercado de criptomoedas. Então, se você deseja investir em criptoativos de maneira indireta pode avaliar esse ETF para verificar se ele faz sentido para sua carteira.

Ao longo deste artigo, você viu o que são investimentos alternativos, quais são seus principais tipos e as vantagens que eles podem oferecer. Agora, vale a pena aprofundar os seus conhecimentos para avaliar as alternativas e definir se vale a pena incluí-las em sua estratégia. 

Gostou do post? Quer conferir mais conteúdos sobre investimentos e assuntos relacionados? Então acompanhe o blog da Kinvo!

Você também vai gostar